Notícias

A partir do próximo dia 18 será possível solicitar o Cartão Nacional de Identificação na cidade da Praia


07 Set 2018 Sociedade

A ministra da justiça garante, também, que a recolha de dados pelo Serviço Nacional de Identificação vai acelerar o processo de emissão dos passaportes electrónicos.

Janine Lelis, que falava durante a inauguração das novas instalações do Arquivo Nacional de Identificação Civil e Criminal, explicou que, com a informatização dos serviços, os processos passam a ser mais rápidos.

O Cartão Nacional de Identificação, cuja emissão teve uma fase experimental, em Santo Antão, será lançado no dia 18 deste mês na capital, para substituir os Bilhetes de Identidade.

Uma reforma que permite, também, acelerar a emissão dos passaportes electrónicos, cujo tempo de espera é de agora, 18 dias.

Até o próximo ano, o governo espera integrar no Cartão Nacional de Identificação o Número de Segurança Social e Identificação Fiscal.

Janine Lelis explicou, ainda, que a inovação passa, também, pelos Serviços de Registo Comercial e Automóvel, com a constituição de uma empresa em três dias nas conservatórias.

O Arquivo Nacional de Identificação Civil e Criminal passa a funcionar em novo edifício, na Achada Santo António, onde foram investidos 121 mil contos. Além do ANICC, também, o Conselho Superior de Magistratura Judicial passa a funcionar no mesmo prédio. (Ouvir entrevista)


Mais desenvolvimentos nos principais serviços informativos da RCV, às 07h, 13 e às 19h | http://www.rtc.cv/rcvdirecto/ e da TCV, às 13h, 17h e às 20h | http://www.rtc.cv/tcvdirecto/.


Carla Lima - RTC/RCV
Disponibilizado online pela Multimédia - RTC

Comentários

Publicidade