Notícias

Seminário GIABA em Cabo Verde


06 Set 2018 Economia

Cabo Verde está a realizar, de uma forma voluntária, uma avaliação dos riscos de branqueamento de capitais, revelou hoje o secretário de Estado para as Finanças.

Gilberto Barros fez esta revelação ao discursar na sessão de abertura de um seminário regional de sensibilização sobre a luta contra o branqueamento de capitais e o combate ao financiamento do terrorismo para organizações da sociedade civil dos Estados membros da CEDEAO.

O secretário de Estado para as Finanças, Gilberto Barros, sublinhou que a avaliação dos riscos de branqueamento de capitais é importante para a estratégia de desenvolvimento de Cabo Verde… isto numa altura em que o país procura atrair mais investimento estrangeiro para transformar o arquipélago numa plataforma internacional.

Gilberto Barros avançou que uma das grandes metas do Governo é transformar Cabo Verde numa plataforma financeira regional.

O secretário de Estado para as Finanças reafirmou o engajamento do Governo na luta contra o branqueamento de capitais e o combate ao financiamento do terrorismo.

A directora da Unidade de Informação Financeira afirmou que o país não é imune à lavagem de capitais como meio de inserção de certas organizações na sociedade, contra as quais defendeu uma tolerância zero.

Edelfrides Barbosa Almeida garante que há um forte trabalho que está a ser desenvolvido. O Diretor-geral do GIABA destacou, por seu lado, a importância da aposta na sensibilização das organizações da sociedade civil para estes crimes.

O seminário de três dias é promovido pelo Grupo Intergovernamental de Acção contra o Branqueamento de Dinheiro na África Ocidental (GIABA) e visa sensibilizar as organizações da sociedade civil sobre os perigos e as consequências do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo.


Mais desenvolvimentos nos principais serviços informativos da RCV, às 07h, 13 e às 19h | http://www.rtc.cv/rcvdirecto/ e da TCV, às 13h, 17h e às 20h | http://www.rtc.cv/tcvdirecto/.


A sociedade de civil tem de estar preparada para denunciar crimes de lavagem de capitais


Nélio dos Santos - RTC/RCV
Disponibilizado online pela Multimédia - RTC

Comentários

Publicidade