Notícias

Desemprego jovem elevado, precariedade laboral e diminuição do poder de compra dos trabalhadores


31 Ago 2018 Economia

Esta é a situação laboral em Cabo Verde, segundo o secretário-geral da UNTC-CS, para quem o governo não tem estado a cumprir o acordo estratégico assinado em sede de concertação.

Joaquina Almeida, que falava na abertura do Seminário sobre Negociação Colectiva, promovida pela UNTC-CS e para UGT de Portugal, explicou que urge proteger os direitos dos trabalhadores cabo-verdianos, mormente face ao incumprimento, por parte do governo, do Acordo de Concertação Estratégica, assinado no ano passado.

A secretária-geral da UNTC-CS pontuou que a justiça laboral não consegue, neste momento, resolver de forma célere os problemas dos trabalhadores pelo que a pressão social é necessária para garantir políticas públicas que protejam os direitos dos trabalhadores.

Por sua vez, o secretário-geral da UGT, Carlos Silva, chamou a atenção para as condições de trabalho nas ilhas turísticas, que, no seu entender, têm condições precárias e que é obrigação do governo defender o trabalho decente e apoiar no sentido de alargar os contratos celebrados em relação a uma empresa a todo o sector.

O seminário sobre negociação colectiva e estratégias de sindicalização decorre durante o dia de hoje na cidade da Praia e reúne sindicalistas e activistas sindicais de 6 ilhas do país.

Mais desenvolvimentos nos principais serviços informativos da RCV às 07h, 13h e às 19h | http://www.rtc.cv/rcvdirecto/.

Carla Lima - RCV
Disponibilizado online pela Multimédia



Relacionados

Comentários

Publicidade