Notícias

África celebra hoje o Dia da Medicina Tradicional


31 Ago 2018 Saúde

O tema para este ano é “Produção Local na Região Africana de Produtos da Medicina Tradicional.

Há 40 países com políticas nacionais para a medicina tradicional. 17 produzem produtos da medicina tradicional através de plantas medicinais cultivadas localmente. 14 permitem a venda de alguns produtos tradicionais para o tratamento de doenças transmissíveis e não transmissíveis. 8 países incluem produtos tradicionais na sua lista nacional de medicamentos essenciais.São dados que constam de uma mensagem da diretora regional da OMS para África.

Matshidiso Moeti defende que o aumento da produção local é crucial para a concretização dos objectivos da cobertura universal dos cuidados de saúde e do desenvolvimento sustentável, o que inclui o acesso a medicamentos seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis a todos.

A responsável da OMS para África recomenda a montagem de sistemas de regulação robustos que visam a protecção contra os medicamentos de baixa qualidade e garantem que os produtos de medicina tradicional produzidos localmente e matéria-prima de origem vegetal estejam alinhados com as normas internacionais de qualidade, segurança e eficiência.

Neste Dia da Medicina Tradicional Africana a OMS apela aos países a aumentarem os investimentos, as parcerias público-privadas e a manterem os elevados padrões de qualidade e sistemas que garantem a segurança dos produtos medicinais.


Mais desenvolvimentos nos principais serviços informativos da RCV às 07h, 13h e às 19h | http://www.rtc.cv/rcvdirecto/.

Júlio Vera-Cruz Martins - RCV
Disponibilizado online pela Multimédia



Relacionados

Comentários

Publicidade