Notícias

Projeto comunitário XALABAS está a mudar o bairro de Achada Grande Frente


17 Ago 2018 Sociedade

Para além de pinturas urbanas, estão em curso várias ações de formação com destaque para uma oficina multimédia para capacitar jovens que vao alimentar uma Web TV e um site para divulgar e promover os dois bairros de intervenção do projecto XALABAS.

Inserido no Projeto Xalabas estão a decorrer oficinas multimédias para capacitar jovens dos bairros de Achada Grande e Lém Ferreira nas áreas de fotografia, captação de imagem, edição de vídeo, ilustração, mapeamento e jornalismo comunitário. A intenção, segundo César Schofield Cardoso, coordenador multimédia do projecto, é dar ferramentas aos jovens para criar as suas próprias histórias e promover o turismo comunitário.

Com este propósito termina, hoje, uma oficina audiovisual com mais de uma dúzia de participantes. Bairro virtual e a Web TV comunitária são as plataformas através do qual pretendem divulgar Achada Grande e Lém Ferreira.

Fernando Jorge, presidente da Associação pelorinho avalia de forma positiva as intervenções do projeto XALABAS, nomeadamente as ações de capacitação e Pinturas urbanas que, segundo diz, tem contribuído para a requalificação de Achada Grande Frente. Fernando Jorge defende o reforço e outras ações para complementar o projecto.

Projeto Xalabas visa contribuir para uma maior integração das Comunidades no desenvolvimento do turismo sustentável através da aplicação e diversificação da oferta turística nos bairros de Achada Grande Frente e Lém Ferreira.

José António dos Reis-RCV
Disponibilizado online por Cláudia Livramento


Reportagem com o jornalista Jose Antonio dos Reis



Relacionados

Comentários

Publicidade