Notícias

A maioria dos homens arguidos por  VBG  são da Praia e têm entre 25 e 37 anos de idade


08 Ago 2018 Sociedade

Estudo Divulgado recentemente dá-nos conta a maioria dos 360 homens arguidos por  Violência Baseada   no Géneros VBG  é da Praia e tem  entre 25 a 37 anos de idade e  reconhece ter cometido o crime por provocação.

Informações colhidas a margem do Encontro Nacional de Sensibilização e Informação de Homens para dar  combate  a VBG.

O Programa de Reinserção social surgiu para recuperar de agressores de VBG.
E desde 2003 vem procurando assistir os agressores tendo  até 2017 abrangido 360 homens que já   cometeram o crime de VBG.

Entre eles há casos em que são aplicados penas de prisão, Pena Suspenso e medidas de acompanhamento, reinserção e   trabalho comunitário.

Uma avaliação levada a cabo  em Novembro do ano passado     dá  conta que o agressor assume  ter cometido o crime de VBG em reacção provocações sucessivas.  

Explica a Técnica superior de Reinserção Social Elizandra  Moreira que   no encontro de hoje apresentou a sua experiência  de trabalho  com esse publico alvo.

È que conforme explica a técnica que do programa  que  acompanha e implementa  as medidas  alternativas a Prisão,  o  problema  reside no facto do   homem  ainda  não ter aprendido  a  reagir   doutra  forma  que não seja agredindo.

Em caso comprovar que o agressor cometeu o  crime   devido a  problemas  patológicos é encaminhado ao serviço competente para tratamento.

 O encontro termina hoje a tarde. A anteceder o encerramento temas como «Engajamento dos homens na promoção da igualdade do género e combate a VBG e também Construção de relações de Género positivas e igualitárias em Cabo Verde são estão sendo  discutidos.

Joana Lopes-RCV
Disponibilizado online por Cláudia Livramento


Reportagem com a jornalista Joana Lopes



Relacionados

Comentários

Publicidade