Notícias

Manual Ilustrado de Normas Urbanísticas da Cidade Velha apresentado esta manhã


07 Ago 2018 Sociedade


O Instituto do Património Cultural e a Camara Municipal da Ribeira Grande de Santiago apresentam, nesta manhã, o Manual Ilustrado de Normas Urbanísticas da Cidade Velha.

O documento apresenta, de forma pedagógica, as normas para conservação e construção naquele sítio histórico, que é o património cultural da humanidade pela Unesco. Mas, apesar de ter o título e ter de respeitar normas urbanísticas específicas, até agora não existiam, o que põe em risco a conservação do património construído.

O Presidente do Instituto do Património Cultural, Jair Fernandes, diz que, além da Cidade Velha, o projeto será levado a outros sítios com relevante valor histórico no país.

Nos casos de São Filipe, Fogo, e Nova Sintra, Brava, a situação é mais complexa, tendo em conta que os proprietários dos edifícios históricos enfrentam problemas de divisão de herança e disputas de propriedade, o que não permite intervenções de conservação.


Para resolver a questão, o regime jurídico do património cultural está a ser revisto, diz Jair Fernandes.
A nova lei do património cultural tem por objetivo, também, trabalhar na perspectiva da sustentabilidade, visto que o património construído é um atractivo turístico.

RCV
Disponibilizado online por Cláudia Livramento


Presidente do Instituto do Património Cultural, Jair Fernandes

Comentários

Publicidade