Notícias

Taxa de direito de importação de lacticínios: Consumidor final, cabo-verdiano, é que está a pagar


30 Jul 2018 Economia

O consumidor final, cabo-verdiano, é que está a pagar o aumento da taxa de direito de importação de lacticínios, sumos de fruta e seus derivados, conforme confirmaram à RCV duas empresas importadoras. Ao fim de sete meses de implementação da medida, alguns consumidores confirmaram-nos também que sentem nos bolsos o peso dos aumentos havidos em Janeiro último.

No quadro do Orçamento do Estado para 2018, o Governo levou ao Parlamento a atualização da Pauta Aduaneira que, por exemplo, no artigo 26, previa o aumento dos direitos de importação para lacticínios, sumos de fruta e os seus derivados na ordem dos 20 a 35%. O Ministro das Finanças, Olavo Correia reconhecia, na altura, que a medida comportava alguns riscos.

Nas declarações, os partidos usavam os seguintes argumentos para justificar o seu sentido de voto. Celita Annie Alfama Pereira falou pelo Grupo Parlamentar do MPD, Rui Semedo pelo Grupo Parlamentar do PAICV e António Monteiro pela UCID.

Só que, ao fim de sete meses da entrada em vigor do aumento das taxas de importação de lacticínios, os cabo-verdianos abordados pela RCV, à porta de um estabelecimento comercial da Praia, confirmaram-nos que tem sentido nos bolsos esse aumento.

Contactamos alguns importadores grossistas. Rui Pedro Pires, administrador da Montanhês que comercializa a marca com o mesmo nome e a Frischli, não tem dúvidas em afirmar que o consumidor final é que está a pagar aumento dos direitos de importação de lacticínios, sumos de fruta e os seus derivados.

António Silva, Administrador para a área comercial da Importex, uma empresa cabo-verdiana que importa produtos lácteos da marca Mimosa, confirma também que ónus do aumento recaiu sobre o consumidor final.

A RCV procurou também perceber os impactos que a medida teve na indústria nacional. Contactamos a Tecnicil Indústria que logo em Janeiro lançou novos produtos no mercado, mas a empresa mostrou-se indisponível para falar connosco.      

Jefferson Gomes- RCV
Disponibilizado online por Cláudia Livramento



Relacionados

Comentários

Publicidade