Notícias

Uma das resoluções da XIIª Cimeira da CPLP foi a escolha do próximo país a assumir a presidência


Jorge Carlos Fonseca - Presidente da República
19 Jul 2018 Política


Cabo Verde propôs Angola e foi secundado por Portugal.


Durante a conferência de imprensa final, o Presidente da República nega que tenha havido qualquer mal-estar com a Guiné Equatorial que teria pretenções para a presidência. Jorge Carlos Fonseca assegurou que a escolha de Angola foi aprovada por aclamação, inclusive com o apoio do Presidente Teodore Obiang.

O assunto foi discutido durante a reunião restrita dos chefes de Estado e de Governo, onde também foi abordada a situação da Guiné Equatorial e o cumprimento do roteiro de adesão à CPLP.

Jorge Carlos Fonseca afirmou que Obiang deu informações sobre os progressos em termos de promoção da língua portuguesa e integração na comunidade, mas sem fazer nenhuma referência à questão da abolição da pena de morte.

Questionado sobre a avaliação que faz do cumprimento do roteiro por parte da Guiné Equatorial, Jorge Carlos Fonseca afirmou que há ainda uma longo caminho a percorrer.

Jorge Carlos Fonseca concluiu que para a integração na comunidade é mais positiva a inclusão da guiné equatorial e do que a exclusão.


Carlos Santos RCV
Disponibilizado online por Mário Almeida




Presidente da Republica de Cabo Verde-Jorge Carlos Fonseca



Relacionados

Comentários

Publicidade