Notícias

CPLP: Promover o diálogo político, a troca de experiências e a cooperação nos mais variados domínios


XII Cimeira da CPLP - Ilha do Sal
19 Jul 2018 Política


Esses são alguns dos compromissos assumidos pelos chefes de Estado da CPLP, cuja décima segunda cimeira terminou no Sal.


Apresentada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, a Declaração de Santa Maria refere-se à mobilidade como sendo um instrumento essencial para que os países da comunidade se conheçam melhor.

No capítulo dos Direitos Humanos e da alimentação, os Presidentes da CPLP defendem um  maior reforço desses dois pilares nas políticas nacionais e comunitárias.

Língua e cultura estiveram também em destaque na Cimeira do Sal, com a declaração de Santa Maria a fazer alusão a atividades que dão projeção internacional dos grupos-CPLP.

Os chefes de Estado não esconderam a sua satisfação por a Comunidade se aproximar cada vez mais das organizações internacionais, designadamente UNESCO, FAO e Centro de Excelência Contra a Fome.

No encontro, os Presidentes atribuíram o prémio José Aparecido de Oliveira ao Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

É o reconhecimento da CPLP do papel que o antigo Primeiro-ministro português tem tido na defesa dos valores da comunidade.


Carlos Moniz RCV
Disponibilizado online por Mário Almeida

Comentários

Publicidade