Notícias

Declaração final da Cimeira da CPLP homenageia Nelson Mandela que completaria hoje 100 anos


Nelson Mandela
18 Jul 2018 Política


Celebra-se o centésimo aniversário do nascimento de Nelson Mandela a 18 de Julho 1918.


Primeiro Presidente negro da África do Sul eleito democraticamente, depois de muitos anos preso, o seu papel político concentrou-se no desmantelamento do apartheid, do racismo, da pobreza e da desigualdade.

E foi precisamente devido ao seu papel na transição para a democracia que, em 2009 que a ONU declarou o dia 18 de Julho como o “Dia Internacional Nelson Mandela”, para prestar homenagem a um dos impulsionadores da democracia e da paz mundial.

Em 2010 celebrou-se o primeiro Dia Internacional Nelson Mandela. As iniciativas deste dia consistem sobretudo em ações voluntárias e comunitárias, lembrando que cada homem tem um impacto no mundo e o poder de mudar as coisas. Qualquer pessoa pode aderir ao Dia de Mandela, criando um evento solidário ou juntando-se a um já existente.

O Dia Mandela é uma chamada para a ação para que as pessoas em toda a parte assumam a sua parte de responsabilidade de tornar o mundo um lugar melhor, com um pequeno passo de cada vez, seguindo o exemplo inspirador de Mandela, que dedicou 67 anos de vida à luta pelos direitos humanos. Por isso mesmo o apelo das Nações Unidas é que cada um ofereça 67 minutos do seu tempo para apoiar uma causa ou para servir a sua comunidade local.

Por feliz coincidência, a cimeira dos chefes de Estado e de Governo da CPLP que decorre desde ontem na ilha do Sal termina hoje.

A declaração final da cimeira homenageia Nelson Mandela que completaria 100 anos. A proposta é do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, feita no discurso de abertura da cimeira.

Falecido a 5 de Dezembro de 2013, Nelson Mandela, foi um advogado, foi o primeiro Presidente negro sul-africano, vencedor de eleições inteiramente democráticas e venceu o Prémio Nobel da Paz.

O lema deste ano é “100 anos de Nelson Mandela: ano de renovação, unidade e trabalho”.


Júlio Vera Cruz RCV
Disponibilizado online por Mário Almeida


Presidente da Republica de Cabo Verde-Jorge Carlos Fonseca



Relacionados

Comentários

Publicidade