Notícias

Cabo Verde assume a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa


Jorge Carlos Fonseca - Presidente da República
18 Jul 2018 Política


Durante a passagem, na abertura da XII cimeira da CPLP, no Sal, o Presidente do Brasil, Michel Temer destacou vários aspetos do mandato do Brasil e disse depositar toda a sua confiança na presidência de Cabo Verde.


O chefe de Estado de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, ao receber o testemunho disse ser este um momento de júbilo e de orgulho para todos os caboverdianos.
 
Michel Temer ao declarar aberta a décima segunda cimeira dos Chefes de Estados da CPLP, disse que para o seu país foi um privilégio presidir a comunidade lusófona.
 
Antes enumerar os eixos da presidencia do Brasil, Michel Temer não deixou de lembrar que a CPLP tem progredido a passos firmíssimos.

Destacou igualmente o vigor da comunidade que reúne países de vários cantos do mundo e de uma fascinante diversidade cultural e humana que encontra na língua portuguesa seu veículo de expressão e naturalmente seu meio mais sólido de verdadeira comunhão.

Durante a sua presidência, lembra Michel Temer, o Brasil propôs como eixo do seu mandato, a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Depois de ter dado as boas vindas aos presentes, Jorge Carlos Fonseca que assume agora a presidência da CPLP disse ter podido congregar na ilha do Sal a maioria dos Chefes de Estados da comunidade no dia em que a comunidade lusófona completa 22 anos, é motivo de grande jubilo e de orgulho para todos os caboverdianos.
 
Recordou a primeira vez que Cabo Verde assumiu a presidência da CPLP dois anos após a sua fundação e numa altura que a CPLP estava a dar os seus primeiros passos.

A Agenda de trabalhos que se acabou de adotar, sublinhou o Chefe de Estado caboverdiano e que será analisada em breve, é de máxima relevância para todos os Estados.

O Presidente da República de Cabo Verde no final da sua intervenção não deixou de prestar uma homenagem ao grande líder e herói de África, Nelson Mandela, que completaria hoje cem anos de idade.


Valdemar Almeida RCV
Disponibilizado online por Mário Almeida


Presidente da Republica de Cabo Verde-Jorge Carlos Fonseca



Relacionados

Comentários

Publicidade