Notícias

Concurso de Batuco sobe ao palco este domingo em Santa Catarina


Batuku
12 Jul 2018 Cultura


Assumindo para si a organização, o pelouro da cultura arranca este domingo, 15, com a primeira sessão de “Batuku em Festa – concurso o melhor grupo do ano”, que conta com a participação de um total de 15 grupos de Batuco de Santa Catarina, São Salvador do Mundo, Ribeira Grande, São Domingos, São Lourenço dos Órgãos, Tarrafal e São Miguel.


Nesta primeira sessão, pelas 16h00, sobem ao palco do polivalente de Assomada, Fidjus de Nha Santana (Achada Lém, Santa Catarina), Flor de Cultura (Mato Limão, São Salvador do Mundo), Boa Vontade (Salineiro, Ribeira Grande), Txabi Nobu (Fonte Lima, Santa Catarina) e Alma sem Maldade (Achada Lém, Santa Catarina).

O concurso conta com três sessões, sendo que a segunda se realiza a 22 de Julho e a terceira a 29 do mesmo mês. Na segunda sessão irão subir ao palco Fidjus de Nha Santa Catarina (Achada Falcão, Santa Catarina), Raiz de Mano Mendes (Ribeirão Chiqueiro, São Domingos), Flor de Juventude (São Lourenço dos Órgãos), Caras Novas (São Domingos) e Mudjeres de Boa Esperança (Ribeira das Pratas, Tarrafal).

A terceira sessão conta com a participação de Raiz Fincadu (Nhagar, Santa Catarina), Entre Verde (Pau Verde, Santa Catarina), Nova Esperança (Calheta, São Miguel), Nha Ana da Veiga (Ribeirão Manuel, Santa Catarina) e Flor de Esperança (Entre Picos de Reda, Santa Catarina).

Para fazer face às despesas de organização, o Pelouro da Cultura definiu em 100 escudos o preço de entrada no recinto. Tradição nascida no Interior de Santiago, particularmente em Santa Catarina, o Batuco é um género performativo complexo que envolve percussão, poesia, canto e dança.


Disponibilizado online por Mário Almeida

Comentários

Publicidade