Notícias

Chefe de Estado preside abertura do terceiro Diálogo de Alto Nível Indústria - Ciência - Governo


Jorge Carlos Fonseca - Presidente da República
07 Mai 2018 Economia


O Presidente da República defendeu hoje que o centro internacional de investigação do atlãntico poderá ser uma oportunidade de desenvolvimento para da economia marítima que deverá ser valorizada por todos os atores sociais.


Jorge Carlos Fonseca que discursava na abertura do terceiro diálogo de alto nível Indústria – Ciência- Governo, advertiu que a investigação no atlântico pelas vantagens económicas que pode trazer deve ser valorizada não só pelo Governo, mas também pelo setor económico e a comunidade cientifica.

Jorge Carlos Fonseca explicou que o envolvimento de Cabo Verde também abre caminho para o ordenamento do espaço marítimo cabo-verdiano.

A realização de um conjunto vasto de workshops desde 2016, em diversas cidades, tem mobilizado Governos, investigadores e empreendedores a nível mundial no sentido do desenvolvimento de uma agenda científica e tecnológica para uma abordagem integradora do atlântico que responda a problemas concretos das populações que vivem nas suas margens.

A ministra da educação e ensnio superior que representou o Governo na abertura do terceiro dialogo intergovernamental, que em Cabo Verde várias iniciativas em curso neste momento irão beneficar com a constituição do air center como a instalação da zona económica especial, a criação do campus do mar e o centro internacional da investigação do mar de Cabo Verde.

Atlantic Interactions é uma iniciativa intergovernamental em curso com o objetivo de trazer o potencial do atlântico para a sociedade.

Esta iniciativa promove soluções assentes no conhecimento para os desafios do atlântico e da sociedade global que requerem investigação interdisciplinar e inovação em complexos sistemas de observação da terra, através de cooperação internacional.


MCSA - RCV

Comentários

Publicidade