Notícias

O projecto de despiste e tratamento precoce do “pé boto”, na Região de Barlavento, vai continuar


imagem ilustrativa
25 Mai 2017 Saúde

A garantia é do Dr. Tito Rodrigues, ortopedista do Hospital Baptista de Sousa e coordenador deste projecto que começou a ser desenvolvido em 2012 e com co-financiamento do Rotary Club do Mindelo para até 2016.

Na hora do balanço, os parceiros, motivados pelo sucesso do projecto de despiste e tratamento precoce do “pé boto”, decidem pelo seu prolongamento. A notícia foi avançada à RCV, esta manhã, a propósito das jornadas médicas do Hospital Baptista de Sousa sobre o “ pé boto “.

Uma acção de formação e reciclagem que visa analisar os resultados do trabalho desenvolvido e formar mais técnicos de saúde sobre esta patologia.

Entre 2012 / 2016, o projecto de despiste e tratamento precoce do “pé boto”, na Região de Barlavento formou técnicos de saúde em todas as ilhas de Barlavento e identificou e segue vinte e dois casos de “pé boto”.

Um na Boavista, quatro no Sal, três em São Nicolau, quatro em Santo Antão e dez em S. Vicente. Desses vinte e dois casos, vinte foram tratados com sucesso, diz o ortopedista Tito Rodrigues, coordenador do projecto.

É essa taxa de sucesso de noventa por centa que leva os rotarianos a continuarem a confiar no projecto de despiste e tratamento precoce do “pé boto”, na Região de Barlavento, diz José Alfredo Rodrigues, presidente do Rotary Club do Mindelo.

Aproveitando a rede de técnicos de saúde criada no âmbito do do projecto de despiste e tratamento precoce do “pé boto” na Região de Barlavento, a equipa do Hospital Baptista de Sousa quer criar um núcleo de tratamento do raquitismo, diz o ortopedista Tito Rodrigues.

Sucesso do projecto de despiste e tratamento precoce do “pé boto” na Região de Barlavento inspira criação de núcleo de raquitismo, projecto ideia socializada, esta manhã, durante a jornada médica do Hospital Baptista de Sousa sobre o “pé boto”.


José Leite - RCV


reportagem RCV com jornalista José Leite



Relacionados

Comentários

Publicidade